terça-feira, 22 de março de 2011

DIA DA ÁGUA

Apesar do nosso planeta se chamar Terra, a maior parte da superfície dele é formada por água! É isso mesmo, 2/3 da Terra são cobertos por esse líquido tão importante para os seres vivos.

Por ter essa importância tremenda é que todos devem ficar bem atentos para usar a água sem desperdício.

Banho demorado, torneira pingando e muitas outras coisas que parecem inofensivas no nosso dia a dia, acabam se tornando vilões quando o assunto é: PRESERVAR A ÁGUA!
BANHO RÁPIDO

Por mais que você esteja com calor, não é uma boa ideia para o meio ambiente ficar um tempão embaixo do chuveiro se refrescando. O banho deve ser rápido! Nada de ficar distraído enquanto litros e litros de água vão parar no ralo!

Para deixar o corpo todo limpinho, 5 minutos são o tempo suficiente. A economia de água é ainda maior se você fechar o registro enquanto se ensaboa.

O ideal é ficar no máximo 15 minutos debaixo do chuveiro.
TORNEIRA FECHADA

Na hora de escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira em seguida. Abra de novo só na hora de enxaguar a boca.

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água na casa e 80 litros de água no apartamento.

No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11 litros de água na casa e 79 litros de água no apartamento.


REGADOR NELAS

Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. Isso ajuda a economizar água e, ao mesmo tempo, é bem divertido.

Ao molhar as plantas durante 10 minutos com a mangueira, o consumo de água pode chegar a 190 litros. Dá pra economizar bastante usando o regador.


VASSOURA EM AÇÃO

Use a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada de casa. Deixe a preguiça de lado e exercite os braços!

No Brasil, é comum lavar a calçada só com a mangueira, mas em outros países pessoas que fazem isso podem até levar multas por desperdício de água. Em 15 minutos são perdidos aproximadamente 280 litros de água.


UM COPO SÓ!

Para lavar cada copo que você usa para tomar água, são necessários outros 2 copos de água para lavá-lo, acredita? Desse jeito, fica um pouco caro matar a sede às custas do planeta.

Por isso, a dica é simples: use o copo para beber água mais de uma vez. Cada pessoa, em casa ou no trabalho, pode ter seu copo ou caneca de cor ou padrão diferente e reusá-lo.


FAÇA A SUA PARTE!

Quantas dessas dicas você já conhecia?

Se a resposta foi "todas", você está de parabéns!

Mas se ainda não conhecia nenhuma, não fique triste! Ainda dá tempo de colocar todas as dicas em prática e ensiná-las para os seus amigos, vizinhos e para a sua família.

Faça a sua parte!


3º ano B  na apresentação para o Dia da Água!!



4º ano B na apresentação para o Dia da Água!!





Parabéns crianças!!!

Um comentário:

  1. que legal, parabéns a toda a equipe e alunos da Escola Maria Adelaide!

    ResponderExcluir